APRESENTAÇÃO

O Vocabulário Controlado USP, é uma lista de assuntos utilizada para a indexação de recursos de informação no Banco de Dados Bibliográficos da USP DEDALUS. O Vocabulário abrange as áreas do conhecimento inerentes às atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade de São Paulo, e é constituído de termos de entrada, entre os autorizados para indexação, os termos "não-autorizados", que operam como remissivas, e os elos "falsos", os quais apenas agrupam termos mais específicos.

Devido à diversificação e abrangência dos termos incluídos, referentes às várias áreas do conhecimento, o Vocabulário poderá ser utilizado para a representação do conteúdo de documentos de diferentes sistemas de informação, mas, sua utilidade deverá ser maior em bases de dados bibliográficos de instituições de ensino superior.

O Vocabulário pode ser consultado pela sua Macroestrutura, que contém as relações lógico-semânticas explícitas entre as áreas, subáreas e a terminologia propriamente dita. Está disponível também a Lista Alfabética de Assuntos e a Lista Sistemática (Hierárquica), ambas complementadas por: Tabela de Qualificadores (termos utilizados em combinação com a Lista) , Tabela de Locais Geográficos e Históricos, de Gênero e Forma, Profissões e Ocupações, que propiciam as condições de complementação dos assuntos.

O Vocabulário Controlado USP poderá ser utilizado pelas unidades de informação para indexar suas coleções por meio de consulta nessa interface (Website); no entanto, não estará disponível para exportação para sistemas externos à USP. Aproveitamos para informar que o SIBi/USP não estará mais editando, a partir de 2003, o vocabulário em suporte CD-ROM.